evento

evento

grupos do facebook

ASP EM UBERABA

Márcio Santiago

Márcio Santiago

celp clube

terça-feira, 3 de maio de 2011

Detentos de presídio Inspetor José Martinho Drumond em Ribeirão das Neves fazem greve de fome.


Pelo menos 180 presos entraram em greve de fome nesta segunda-feira (2) no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reportagem do OTEMPO Online teve acesso a uma carta que teria sido escrita por detentos do presídio, na qual eles denunciam várias irregularidades que estariam ocorrendo no local.

Em um dos trechos, há denúncia de que os detentos teriam morrido dentro do presídio. “Nesta unidade podemos dizer que vários presos já morreram por culpa da negligência desta direção”, traz um dos trecho da carta.

Os autores da carta ainda citam um local conhecido como “caixa forte”, onde os presos seriam colocados de castigo para serem espancados por agentes mascarados.
Na carta, os autores reivindicam a saída dos dois diretores do presídio.

De acordo com a mãe de um detentos, a situação a qual os presos estão submetidos naquele presídio são desumanas. “Eles precisam pagar pelos erros, mas de um modo digno”, afirmou a mulher.

Segundo ela, os presos sofrem agressões em uma escada do presídio, próximo ao banheiro, e a comida chega em alguns casos azeda para os detentos. Ela também relatou maus-tratos durante as revistas para visitas aos detentos. “As revistas são humilhantes, algumas pessoas já foram até assediadas. É constrangedor o método de revista praticado lá”, afirmou a mulher.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cerca de 10% dos presos do presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, recusaram o almoço e o lanche da tarde nesta segunda-feira (2). Oficialmente, a sub-secretaria de administração prisional (Suapi) não recebeu nenhuma reinvindicação. O presídio tem cerca de 1.800 detentos. Ainda de acordo com a Seds, não há situação de descontrole ou motim. A manifestação dos presos está sendo feita de modo pacífico e a Seds tem orientado os detentos a retornarem à alimentação normal.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Durval Ângelo (PT), disse que há dez dias recebeu denúncia de tortura, corrupção e revistas vexamosas no presídio. As denúncias ainda não foram investigadas, mas o deputado vai pedir providências para a Corregedoria do Sistema Prisional sobre o caso. “Recebemos várias denúncias sobre maus-tratos e corrupção em presídios de Minas. Estamos apurando todas elas”, afirmou o deputado.

Nesta terça-feira (3) uma reunião será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a Corregedoria do Sistema Prisional e a Comissão dos Direitos Humanos para apuração das denúncias relativas às condições dos presídios.


Lambari
Nesta segunda-feira (2) detentos da cadeia pública de Lambari, no Sul de Minas, fizeram uma manifestação. Houve queima de colchões. De acordo com a Polícia Civil o motivo da rebelião seria a transferência de três presos para a penitenciária de Três Corações. A mãe de um dos presos contou que a rebelião teria começado no sábado, depois que os presos começaram a se manifestar para denunciar agressões que um dos encarcerados estaria sofrendo por parte dos agentes. FONTE: O TEMPO.

19 comentários:

  1. Isso e um absurdo , foi igual a fala de uma mãe la em cima , eles tem que pagar pelo que fez com certeza , mais sendo mau tratados não, muitos la dentro com certeza se arrependeram do que fizeram aqui fora , e ainda tem que sofrer la dentro .são por isso que alguns saia de la revoltados e piores do que entreram , com odio de policia , mais agente aqui fora num sabemos oque eles passam la não .
    Meu Deus eu te suplico nesse momento que o senhor toque no coração desse agentes que não façam nada de mal a eles, senhor proteja cada um que esta nessa cela e que de a liberdade a eles , para eles mudarem de vida aqui fora .

    ResponderExcluir
  2. MEU PRIMO ESTÁ PRESO NESSE PRESÍDIO,TEM COMO EU SABER COMO ELE ESTÁ?

    ResponderExcluir
  3. Estamos apostando nesta nova direçao afinal sao presos,mas seres humanos como os funcionarios que ali se encontram

    ResponderExcluir
  4. A falta de libertade, creio eu que já é o bastante. Só de ficarem lá dentro sem poderem ver a rua já é uma punição e tanta. Apanhando eles não vão recuperar, e sim tendo o que fazer. Ao invés de bater deviam sim dar serviço para eles não ficarem tão ociosos e estudo para ocuparem a mente.

    ResponderExcluir
  5. É só levar meia dúzia pra casa... hipócritas.

    ResponderExcluir
  6. bandido bom e bandido morto . as mae deste detento ainda resta esperança porq afinal ainda estao preso mais sim vivo , e a mae dos filhos que foram mortos por estes presos , que muitas das vezes foram mortos na covardia cidadao de bem trabalhadores , pai de familia que deixou filhos mae e esposa sozinha , sera que ainda a alguma esperança , alguem pode me disser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que Deus permita um caso desse na SUA FAMILIA para voce sofrer 1/3 do que as mães, esposas, filhos, etc sofrem nesta situaçao!

      Excluir
  7. UM AMIGO MEU ESTA AI TORCO TODO DIA PRA QUE ELE SAIA DAI QUERIA NOTICIAS DELE ELE CHAMA LEANDRO OU LEO BAIA.QUEM SOUBER ME AVISE.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  8. QUERIA SABER SE EU QUE NAO SOU PARENTE DE PRESO CONSIGO VER UM AMIGO MEU COMO EU FACO QUAIS DOCUMENTOS PRECISO?

    ResponderExcluir
  9. QUERIA SABER SE EU QUE NAO SOU PARENTE DEPRESO CONSIGO VER UM AMIGO MEU COMO FACO QUAIS DOCUMENTOS PRECISO

    ResponderExcluir
  10. pessaos,presas tambem e gente,por que tanto preconceito? eles estão pagando pelos seus erros entao minha gente tenha mais umildade pois ficar preso nao e facil e é muito triste visitar um parente querido em um ambiente assim, eles são pessoas de carne e osso como todos nos...

    ResponderExcluir
  11. MEU PAI ESTA NA MARTINHO DRUMOND COMO OLHO PARA SABER COMO ELE ESTA?

    ResponderExcluir
  12. NESSE PRESÍDIO,OS AGENTES ACHAM QUE SÃO, DEUS.ELES FAZEM COM GOSTO,DEIXAM AS VISITAS TORRANDO NO SOL OU DEBAIXO DE CHUVA FAZEM MUITA HORA COM A CARA DA GENTE.NA ENTREGA DOS PERTENCES ALEM DE SER POUCAS COISAS QUE PODEM LEVAR, SE POR EXEMPLO VC LEVAR 810GRS DE BISCOITOS NÃO ENTRA PORQUE É SÓ 800GRS.MISERICÓRDIA.TAMBÉM NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE A CRIMINALIDADE A CADA DIA AUMENTA,É TANTO SOFRIMENTO,HUMILHAÇÃO,DESCASO,FALTA DE AMOR.FALTA JESUS NAS CAUSA.

    ResponderExcluir
  13. este presidio é uma merda

    ResponderExcluir
  14. a maioria dos agentes são contratados, sem preparo e sem compromisso com o estado, deveria ser 100% de efetivos. acho absurdo pois a pena, é a prisao, e não a chibata ou espancamento que esses praticam, agentes, muitos deles trogloditas. sou funcionario publico, e não sou agente.o justo paga pelo pecadores, pois tem agente que respeita o condenado.tem um odio geral quem trabalha em presidio, mas foi a justiça que julgou,e condenou.digo outra vez, torço para o fim de contratados em todas as esferas da seds,apadrinhamemtos,panelinhas sem fim! vamos valorizar os que são os efetivos.
    uma pergunta existe militar ou policial civil contratado?

    ResponderExcluir
  15. Vc seus agentes sao um merda.começa a tratar preso com dignidade pois o teto de vc sao de vidro......hoje chora a mae do preso amanhã pode ser a sua seu agente...

    ResponderExcluir
  16. Quer dizer que ser for um estrupador elr tem que ter bim tratamento e magine voce um homem estrupar seu(a) filha (o) voce queria que ele tivesse bom tratamento!!! Pare um pouco para pensar se eles estao preso e porque mereceram tenho certeza que rezando ou orando eles nao estavam pra estarem presos!!!

    ResponderExcluir
  17. Eles estao ali pq merecem ninguem ta falando que tem santo la dentro mais so de estar preso ja e uma humilhaçao nao e preciso tratar eles tao mal .sem falar das visitas que sao humilhadas nem um familiar tem
    culpa de nada.e um absurdo sim o tratamento ninguem estar pedindo pra ter tratamento de rei mais simtratados com respeito.xo quem eatar la dentro e os familiares sabem como e dificil acho que vcs teriam que pensar e se fosse um filho seu la dentro vc gostaria de ser humilhada por agentes ou que seu filho fosse agredido.

    ResponderExcluir