quarta-feira, 10 de abril de 2013

Em Sacramento-MG, Diretores de presídio Mineiro são investigados por tortura.


Capacidade. O município de Sacramento tem cerca de 24 mil habitantes e fica a 454 km de Belo Horizonte, na divisa com São Paulo.

O diretor geral e o diretor de segurança do Presídio de Sacramento, na região do Triângulo Mineiro, estão sendo investigados pelos crimes de tortura, prevaricação (quando um servidor público falta com seu dever), abuso de poder e uso indevido da viatura do presídio. A denúncia foi feita por agentes penitenciários e está sendo apurada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Segundo um dos agentes penitenciários, que pediu anonimato, um detento sofreu agressões tão violentas que chegou a ser transferido por dez meses para o Presídio de Patrocínio, no Alto Paranaíba, até que ele se recuperasse dos ferimentos. Ele teria sido espancado por ordem dos diretores após ser recapturado durante uma fuga, em janeiro de 2011.

"Ele mandou que a gente fosse atrás dele. Quando encontramos o detento, pedimos a viatura, e o diretor de segurança disse que não mandaria. Ele nos mandou levar o preso a pé, dizendo que era para todos da cidade verem como ele tratava fugitivos. O preso foi literalmente arrastado pela cidade", contou o agente. A recaptura dos presos é função da Polícia Militar.

Os diretores, ainda segundo o agente, ordenaram que o espancamento continuasse quando chegaram ao presídio. A mãe do preso confirmou as agressões e disse que não as denunciou porque foi ameaçada. Outros dois agentes confirmaram a agressão.

A promotoria já ouviu o detento, mas, segundo a assessoria do MPMG, detalhes da investigação serão mantidos em sigilo. Outros quatro presos também teriam sido torturados com spray de pimenta, chutes e socos.

Abuso. Os agentes denunciam também que recebiam ordens dos diretores para que trabalhassem como motorista da ex-mulher de um deles e ainda entregassem marmitex em suas casas, tudo com a viatura, em horário de serviço. Eles também seriam forçados a trabalhar mais de sete dias sem folga, e o ponto ainda seria adulterado para que o domingo trabalhado não fosse pago.

"Se nós não fizéssemos o que os diretores mandavam, eles nos ameaçavam dizendo que quem fosse contra seus pedidos seria demitido do cargo. Além disso, os agentes que não concordavam com as ordens recebiam apelidos", afirmou um outro agente penitenciário.

O prefeito de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, enviou um ofício à Seds pedindo apuração do caso. A secretaria informou que investiga as denúncias e que só irá se pronunciar após a conclusão do processo.



0


PUNIÇÃO
Insatisfeitos eram demitidos
Desde que os diretores assumiram o comando de segurança e geral do presídio, em abril e setembro de 2011, respectivamente, 13 agentes foram exonerados do cargo. Eles alegam que foram retirados da função porque não concordavam com a conduta dos chefes e se negavam a fazer favores pessoais a eles.

"Em todas essas demissões, os diretores dizem que foi por causa de faltas ao trabalho, mas isso não é verdade. Eu, por exemplo, faltei somente duas vezes e porque eu estava doente. Mesmo assim, eu fui demitido", contou um agente que trabalhou no presídio até novembro de 2012.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou que as demissões foram motivadas por faltas. "É prerrogativa do Estado a extinção do contrato, feita para atender a uma específica situação de urgência para garantir a continuidade do serviço público. Portanto, as faltas comprometem as funções inerentes ao contrato".

Segurança e comida. Segundo três agentes ouvidos pela reportagem, eles eram obrigados a trabalhar em festas particulares e da cidade. "Eles nos obrigam a trabalhar em eventos como se fôssemos policiais ou seguranças deles", contou um deles. "Nosso banco de horas seria imenso e nunca foi controlado. E trabalhávamos fora do presídio", completou.

A alimentação dos servidores também seria desviada. "Nós recebíamos algumas caixas de leite, mas só tomávamos parte disso. O resto era encaminhado para a casa dos diretores", disse outro agente. (NO)

O TEMPO ON LINE.

28 comentários:

  1. Impressionante isso !!! Vamos aos fatos sou ASP de Sacramento, a Agente que está fazendo isso responde por furto de algema da administração ou seja, Peculato, tinha a prestação de seu veículo paga por uma Dona de uma Casa de prostituição, a qual lhe arranja programas exclusivos, o filho dela é bandido envolvido com Tráfico de Drogas local, possui fotos em redes sociais com armas de fogo e fazendo apologia a bandidagem, os demais agentes, um deles estava no interior de uma zona de prostituição Uniformizado, fazendo uso de cocaína para iniciar seus trabalhos no plantão, e o outro responde por 5 inquéritos, dentre eles, estelionato, furto, ameaça a ex namorada e extorsão .... Bom são nessas pessoas que vc's estão acreditando ?? vergonha.... vergonha .... Não defendo eles não, porém, são honestos, e vão processar a todos, inclusive vc e seu Blog Corleone, antes de publicar essas besteiras Uffaa falei !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALAR ATÉ PAPAGAIO FALA. Quem acusa, cabe o ônus da prova! E olha que na denúnia feita ao ministério público tem de sobra. E corrigindo o "anônimo" bem informado aí, não são somente 3 agentes que denunciaram. Pois a denúnia possui mais de 18 assinaturas de agentes que lá trabalham ou trabalharam. Uma vez que ninguém consegue trabalhar com estes diretores de Jardim. Já que falaram em extorção e Peculato? será que levar leite pago para os agentes, e MARMITA pra casa não é? Sem falar na EXTORÇÃO sofrida por um agente penitenciário para não ter sua escala e de alguns agentes alterada, ao qual o diretor de segurança ganhou cerca de R$2.0000,000 por festa que os agentes trabalhavam. E já que disseram ameaças contra a mulher, o D. Segurança não pode falar nada também né? Dizem que numa das ocorrências que sua ex-mulher disse que ele nunca foi homem pra ela, e que ela nem sabia o que era gozar, por isso ela estava envolvendo com o vizinho que era velho e experiente. vergonha...vergonha....vergonha.....

      Excluir
    2. chupa essa diretor...

      Excluir
  2. Aki Sr Corleone, eu acabei de ver estes dois Ex- agentes da denúncia dentro de uma casa de prostituição de menor era exatamente 18:30hs quando eles entraram e ainda estão la dentro, este ponto de drogas e prostituição fica bem próximo do presidio estou quase de frete eles, ponto este que rola muita drogas, sua dona é a senhora Fernanda Pandovane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADORO QUANDO LEMBRAM DE MIM............AINDA BEM QUE EU ESTAVA NA RUA DIA 16/01 2011............Sr anomimo bjsssssssssssssssssss

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! EITA QUE DESESPERO!!! VC VAI RODAR TAMBEM CALOTEIRO!! KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. GENTE QUE COISA MAIS FEIA HOMEM QUE NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR. JA K TA TODOS FERRANDO UNS AOS OUTROS VAMOS LÁ DIGAM QUEM É ..............POIS EU NÃO TENHO MEDO DE ME INDENTIFICAR...

    ResponderExcluir
  5. Esse blog do Corleone é consagradíssimo!!! Cabeças vão rolar...passou da hora!!!! Esses diretores de Sacramento já fizeram muita coisa ruim aqui em Araxá...justiça seja feita...vão pagar por isso!!! É só o começo...acredito em cada palavra dessas denúncias porque sei como são!! Brincadeira né??? Bandido...cuidando de bandido!!! Onde vamos parar??

    ResponderExcluir
  6. comédião! kkkkkkkk! é melhor começar a ficar quieto ou vai mais merda de araxa pro ventilador.
    assedio, nóia e outras

    ResponderExcluir
  7. Vergonha vergonha pessoa ligar na imprensa e se passar pela mâe do detento, e dar uma intrevista caluniosa, contra a direção, onde vamos parar neste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado,a mãe do detento foi na delegacia para dar o depoimento,e ainda confirmou toda versão,kkkkkkkkkkk,fora diretores,da semana que vem não passa.

      Excluir
  8. O Babaca que fla de calote, não pode andar 2 quarteirões sem ter que dar volta, pra fugir dos inocentes credores que venderam para um servidor do estado se idenficando como autoridade, e se fznd valer da farda pra enganar os outros.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que servidor é este???... Conta pra nois..

      Excluir
  9. Realmente o Estado precisa fazer uma faxina, ainda temos muitos bandidos de farda em nosso meio. e Sacramento parece que foi premiado. acredito muito nos Diretores pq sou amigo deles e nunca vi nenhuma irregularidade no presidio de Sacramento, é simples acusar uma pessoa o difícil é provar, pq não denunciaram enquanto vcs trabalhavam lá, pq só agora após a rescisão do contrato vcs resolveram acusa-los, a justiça vai derrubar isto logo logo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc é tão amigo dos diretores como se diz, deveria saber como os diretores sabem q a denuncia é assinada por mais de 20 agentes q em sua maioria ainda trabalham no presidio. mas em uma coisa concordamos... pode ter certeza q a justiça vai ser feita, e vc vai ver quem sao os verdadeiros bandidos.

      Excluir
  10. ENGRAÇADO CERTOS ANÔNIMOS FALAREM DE DESVIO DE CONDUTA, O Q NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. POIS A REPORTAGEM TRATA DE CRIMES SERIOS, COMO DIZ NA REPORTAGEM, COM PROVAS DOCUMENTAIS E DEZENAS DE TESTEMUNHAS, E NÃO DE SUPOSTOS DESVIO DE CONDUTAS PESSOAIS DE ALGUNS AGENTES.QUE A JUSTIÇA SE ATENHA AOS FATOS CRIMINOSOS PRATICADOS NESSE PRESIDIO DOS HORRORES.

    ResponderExcluir
  11. olha pessoal acho que já deu né ?? deixa agora a cargo da justiça e pronto!!

    ResponderExcluir
  12. Não Estou muito ciente dos desta bagunça. Por que depois que me afastei do serviço que começou estas denúncias.
    Ontem estava postado cometários sobre o acessor de inteligencia. Ao meu mer, na época que trabalhei com ele, nunca tivemos problemas, aliás, ele é uma pessoa ótima para trabalhar com ele.
    Não achei justo tal acusações.
    só isso.

    ResponderExcluir
  13. tem que ser afastado sim...eu ainda trabalho no presidio e essas coisas ainda acontecem ...não sou escrevo de ninguem trabalho porque preciso!!!!! agora que o diretor de segurança é um corno isso todo mundo de sacramento sabe....arrasta chifres pelo teto so ele mesmo que não!! e vem bancar um de bonzão que é o diretor de segurança...mal ele sabe que dorme com o inimigo...e o direto geral que nem falar direito sabe....so tem orelha! afastamento já!!! vamos para com essa porcaria ...diretores honesto já!

    ResponderExcluir
  14. corno recalcado ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk não sabe nem gozar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Meus caros Jornalistas e Editores da matéria nunca se publicam uma Matéria incompleta como está, sem o nome dos envolvidos, quem são os personagens principais da noticia, ou seja: dos Diretores e dos Agentes. Uma dica importante trabalhe com o Lead, Quem? Os que estão envolvidos na matéria sabem quem, mas nós leitores não, por isso não entendemos o que quer transmitir a noticia. Desculpe-me! No Jornalismo não existe meio termo ou publica a matéria completa ou não publica! Por isso a formação superior de jornalismo faz diferença.
    Respeitosamente muito obrigado! Meu colega Jornalista...

    ResponderExcluir
  16. a questao não é se ele é traído pela ex mulher ou não talvez ele gosta de ser corno..a questao é que queremos mudanças...chega de irregularidades...diretores que cresçam com os agentes....so isso ...que ajudem ,mandaram muitos embora por tão pouco. CHEGA!

    ResponderExcluir
  17. E o favoritismo de preso. Tem um preso la que é cela livre e de mal comportamento que por coicidência é irmão da sra. gerente de produção, esse preso foi maltratou o médico da cadeia e nenhuma providência foi tomada, ele continua como cela livre, porque será? SÓ PORQUE É IRMÃO DA GERENTE DE PRODUÇÃO? E o preso que trouxe droga da horta e mesmo assim continua trabalhando la na horta como se nada tivesse acontecido? Cade a repreensão?

    ResponderExcluir
  18. O problema de cidade pequena é que a poulação confunde a vida particular com a profissional. A denuncia aqui feita, foi a respeito de maus tratos, peculato, dentre outros, porém as pessoas por ignorância ou falta do que postar começaram a falar da vida intima de um dos diretores. Prestem bem atenção no que estão fazendo, afinal não podemos nos esquecer que todos temos telhado de vidro, e tem mais um ponto que deve ser analisado, essa pessoa de quem tanto a população falou (fofocou) tem uma criança a qual não tem nada a ver com a historia e acaba sendo prejudicada com tamanha falta de bom senso...

    ResponderExcluir
  19. Olha as pessoas desta cidade fofocam coisas que não sabem, ate onde sei os dois se separaram por traições da parte de uns dos diretores e não cabe detalhes da causa pois isso foi respeitosamente ja encerrado e resolvido ate onde sei.Antes de afirmarem que um dos diretores é ou deixa de ser procurem se informar da verdade .E qnto ao velho que insinuam mal sabe do que se passa por aqui naturalmente ele nem deve ser da aréa ou ter tempo para coisas fúteis.E pessoas que denigrem a imagem assim sem ter a palavra que se surgere a "verdade" pode responder pelos seus atos e por tau blog deixar ser postado algo do tipo sem buscar a" verdade "(jornalismo sério que se preze se informa antes de deixar qualquer um postar algo do tipo ; queria ver se fosse c/ ele"todos temos teto de vidro" ), denigrindo a imagem e assediando a vida das pessoas taís que "problemas particulares de família onde a filhos e demais deveria tau blog nem deixar ser postado e intão isso me surgere que nada houve a respeito de traição . ,E qnt ao Boletim que foi lavrado pela parte da esposa foi de fato que simplismente o velho a sacorreu no dia em que a esposa descobriu as traíçoes de fato que ela tem uma filhos trabalha e tem antescedentes bons .E depois de separados ambas as partes podem fazer oque quiserem da vida particular deles!!!Oque cabe a eles e educar os filhos ...O resto não pertence nunca pertenceu ou deveria ter deixado ser dito algo tão baixo assim pela parte do querido blog Corleone que dever ter também como todos problemas conjugais e no trabalho agora usar disso e calunia , difamação torço para esposa , ex diretor ate mesmo o velho procurem se informar dos seus direitos e tomem as providências cabíveis qnt a isso ainda mais qnd isso transpareçe para família de ambos e viram chacota pela sociedade !!!att...

    ResponderExcluir
  20. CONVÊM VERIFICAR SE NÃO ESTA OCORRENDO TORTURAS DE NOVO NO PRESIDIO DE SACRAMENTO - MG. A UMA OU DUAS SEMANAS CHEGOU UM PRESO TODO MACHUCADO NA SANTA CASA DE SACRAMENTO. SERÁ QUE É TORTURA OU BRIGA ENTRE ELES. COM AS NOVAS REGRAS DO NOVO DIRETOR, LA ESTA VIRANDO TORTURA PSICOLOGICA. VALE A PENA VERIFICAR, JA QUE ULTIMAMENTE OCORRE COISAS ABSURDAS DENTRO DESTA CIDADE, E VÁRIAS PESSOAS PASSAM A MÃO NA CABEÇA DESSES CORRUPTOS.PORQUE O PREFEITO ENGANOU TODOS COM A CARA DE BONZINHO, E JA ESTA CABENDO UMA FISCALIZAÇÃO TAMBÉM DENTRO DE CENTRO ADMINISTRATIVOS, OCORRENDO PROFESSORES DANDO AULA SEM A DEVIDA FORMAÇÃO.PORQUE É CUNHADO DE VEREADOR E NÃO TEM NEM O SEGUNDO GRAU! ISTO E SACRAMENTO MESMO!!! CIDADE DE BAFÃO E VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  21. Venho através desta, informa-lhes dos acontecimentos inapropriados que veem ocorrendo constantemente na unidade socioeducativa de UBERABA (CESEUR). Sou ASE da unidade e venho sofrendo assedio e perseguições por parte da atual direção da unidade,que, ao expressar minha opinião a respeito de alguns procedimentos operacionais da unidade , sou boicotado com o corte das minhas folgas,sendo que é um direito adquirido e não um beneficio.
    Tendo em vista que em todas as outras unidades trabalham com a supremacia de força, ou seja dois agentes para cada educando,fato que aqui não se respeita essa pratica nos deixando vulneráveis a todo momento cousando um profundo estres no decorrer do plantão. Outro fato é termos que trabalhar em regime militar, sendo que somos lotados em uma unidade socioeducativa, ficando o tempo todo em pé e postura militarizada, não podendo se sentar a nenhum momento.
    Gostaria de salientar também que, todas as vezes que recebemos alguma visita de BH,toda a rotina da casa é alterada,pois a um grande maquiamento para que tudo pareça estar em perfeita ordem, sendo que são retirados todos os educandos do núcleo para dar uma falsa sensação de segurança.
    Também ocorre que alguns agentes que fazem parte do ciclo de amizade da direção, recebem auxilio fardamento creditado em conta, e não trabalham fardados e portão aparelhos celulares, tendo em vista quem nos foi dito em treinamento da SUASE que somente o diretor geral poderia adentrar à unidade com o aparelho.
    Aqui na unidade temos um projeto de lavação de veículos que arrecada fundos para ajudar na compra de materiais esportivos para os educandos, sendo que são lavados aproximadamente 6 veículos por dia arrecadando R$50,00 por dia rendendo entre R$ 1.000,00 a 1.200,00 mês,dinheiro esse que não é nos apresentado contas. O diretor da unidade em horário de expediente viajou para a ARGENTINA para um congresso religioso postando fotos no facebook e tendo todos os seus dias abonados em folha de ponto sob o consentimento do diretor administrativo Elias Luiz da Silva que é membro da igreja na qual o diretor Wilson Jr é pastor.
    Acreditamos que um menor infrator deve cumprir sua medida socioeducativa de acordo com a lei,direitos e deveres extipulados no ECA,mas alguns adolescentes estão sofrendo maus tratos e até torturas por parte do diretor de segurança, supervisores, coordenadores,assessores de inteligencia e logística e alguns ASES.
    Portanto gostaríamos de pedir que a ouvidoria geral fizesse uma visita surpresa para que todas essas denuncias fossem apuradas, não só ouvindo os agentes ,bem como os próprios adolescentes que têm muito a falar.
    desde já agradeço a oportunidade de poder expressar nossa indignação e esperamos resposta o mais breve possível pois estou sofrendo perseguições e temo que algo possa me acontecer! Obrigado
    Fim

    ResponderExcluir
  22. os investigados foram indiciados pela policia civil, e ja denunciados pelo ministerio publico.
    cadeia neles!

    ResponderExcluir