sexta-feira, 21 de junho de 2013

10 ANOS DA CRIAÇÃO DA CARREIRA DO AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO DE MINAS GERAIS.



10 ANOS DA CRIAÇÃO DA CARREIRA DO AGENTE DE SEGURANÇA  PENITENCIÁRIO DE MINAS GERAIS, SERÁ AGORA EM 30 DE JULHO 2013.


Lei n° 14695, 30 de julho de 2003


A Lei n° 14695, 30 de julho de 2003, que cria a carreira do Agente de segurança Penitenciário do Estado de Minas Gerais completa dez anos de existência esse ano; isso sugere um momento para reflexão e viajar no tempo, voltar nos tempos onde os amotinados eram trancafiados em masmorras fétidas e insalubres, apinhadas de ratos, doenças, onde os rejeitados morriam de fome ou inanição.
Os algozes geralmente era alguém muito bruto e dotado de princípios bastante primitivos onde a prática da tortura era muito comum; vivemos agora num sistema que não tolera qualquer tipo de abuso, a sociedade ficou assim vamos dizer: “mais civilizada” nesse ínterim o Estado teve que mudar seus parâmetros no trato com sua massa carcerária.
A sociedade mudou seus criminosos e seus crimes também, pensando nisso o Estado teve que adaptar aos novos tempos; Minas Gerais tem se tornado referência dentro do sistema prisional no cenário nacional, não parou no tempo; antes o que era o algoz, carcereiro, monitor, guarda penitenciário, hoje é o Agente de Segurança Penitenciário; profissional capacitado que tem como atribuição de zelar pela segurança dos condenados e do patrimônio público.
O sistema prisional do Estado de Minas Gerais tem investido e inovado no tocante segurança pública nas suas unidades prisionais; hoje é referência nacional, possui uma equipe de profissionais bastante engajados; nos últimos anos foram construídos vários presídios aumentando a capacidade de atendimento ao preso onde muitos deles saem com alguma profissão e alfabetizados, tendo como pilar a ressocialização muitos voltaram ao convívio na sociedade; gradativamente o governo tem tirado a guarda dos condenados das mãos da polícia civil e polícia militar; o aparelho logístico foi modernizado com a compra de melhores viaturas e equipamentos de segurança, armamentos, capacitação de profissionais.
Essas atitudes tornaram o sistema prisional mineiro muito próximo a excelência; portanto podemos notar que houve mudanças e avanços; isso só não basta; no entanto o plano de carreira do Agente de segurança Penitenciário continua a passos lentos; é importante investir em logísticas, más muito mais é investir na formação do ser humano, nenhuma tecnologia irá substituí-lo; nós somos o único ser dotado de inteligência e sujeito as intempéries do tempo, “somos humanos e não máquinas”; mais dez anos virão, insistimos em acreditar que dias melhores irão nos sorrir para que tenhamos orgulho do que somos: Agente de Segurança Penitenciário do Estado de Minas Gerais.


ASP Gilberto Tameirão


Fonte: AAGP-SE/MG

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. PRESIDIO DE OLIVEIRA PARTE I

    Agente Penitenciário e investigado de receber propina de 12000,00(doze mil reais)de outro colega de farda. o parceiro faz uma coisa dessa nao,vamos horar a farda que usamos....

    ResponderExcluir
  3. temos que lutar e pedir a derrubado do veto da ordinaria DILMA.... nao podemos ficar sem porte arma .. cade os sindicatos dos agentes? a hora de revindicar é agora ..
    grato
    att

    ResponderExcluir
  4. fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,fora DILMA,

    ResponderExcluir
  5. vamos pessoal para as ruas protesta e derrubar essa presidente e gritar FORA DILMA, não podemos ficar sendo massacrados,humilhados por ela então vamos pedir FORA DILMA,FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA, FORA DILMA...

    ResponderExcluir