segunda-feira, 8 de julho de 2013

As propostas para que todos as votações do Senado sejam transparentes estão tendo sucesso, mas os senadores entrarão em recesso em uma semana, e a menos que o voto aberto seja votado no plenário antes disso, poderá ser tarde demais.


Caros amigos do Brasil, 




:

Assine a petição


Eles estão nos ouvindo -- após nossa comunidade ter enviado milhares de emails e interditado as linhas telefônicas dos senadores, uma comissão do Senado aprovou uma das propostas de voto aberto. Mas uma decisão de uma comissão não significa nada, a menos que o projeto seja levado ao plenário do Senado. Os enormes protestos nas ruas têm forçado nossos políticos a nos ouvir, mas não sabemos o quanto isso durará e temos de manter a pressão para transformar a nossa política

O sistema de votação secreta permite que tipos como o Renan Calheiros assumam o Senado. Vamos mudar isso agora. Quando 500.000 de nós assinarmos, entregaremos nossa petição ao Senador Sérgio Souza, relator das propostas que pedem a abertura do voto dos senadores. Vamos assinar e compartilhar amplamente: 


Na semana passada, após milhares de emails e telefonemas de nossa comunidade, o Senador Pedro Taques disse: "De ontem para hoje, recebi mais de 20 mil e-mails de brasileiros que assim como eu defendem o fim do voto secreto. Tenho a esperança que neste caso, mais uma vez, a pressão faça o carvão virar diamante." 

O atual regimento do Senado afirmam que algumas decisões do Congresso como a cassação de mandato de um parlamentar ou a eleição para presidente do Senado sejam feitas por meio de uma votação secreta! Mas não tem o que se discutir aqui: os brasileiros querem o voto aberto já! Em uma pesquisa telefônica da Avaaz/IBOPE no início do ano com cidadãos brasileiros espalhados pelo país, uma grande maioria disse que se opunha a esta prática. 

O fim do voto secreto continua sendo um dos motivos principais pelos quais os brasileiros foram às ruas para protestar por um país mais transparente. Vamos aproveitar este momento e pressionar o Congresso Nacional a acabar com essa prática de uma vez por todas assinando essa petição e compartilhando com todos


A história está acontecendo rapidamente em nosso grande, diversificado, confuso e belo país. O trabalho de tornar o nosso país melhor e mais justo não vai ser fácil. Mas a comunidade da Avaaz aceitou grandes desafios em todo o mundo e contribui para vitórias de grande sucesso no Brasil, como a Ficha Limpa e a proteção aos índios Guarani-Kaiowá. Este é um momento incrível, em que caminhamos para um novo século e uma nova democracia juntos. 

Com esperança e determinação, 

Pedro, Carol, Diego, Nádia, Alex e toda a equipe da Avaaz 


MAIS INFORMAÇÕES: 

Comissão da Câmara aprova PEC do voto aberto para cassações (Estadão)

Enquete da Folha sobre eleição de Renan mostra votos diferentes (Folha de S. Paulo)

Pressionada por manifestações, CCJ da Câmara aprova voto aberto para cassação de mandatos (Agencia Brasil)

"Cura gay" e PEC do Voto Aberto irão a plenário semana que vem (Diário de Pernambuco)

74% dos brasileiros querem renúncia de Renan, mostra pesquisa Ibope (Estadão)

Gurgel confirma denúncia contra Renan ao STF por três crimes (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário