sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Agentes Penitenciários da Polícia Civil De Minas Gerais

Agentes Penitenciários da Polícia Civil De Minas Gerais
O governo mineiro anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para cortar gastos que inclui fusão de secretarias, extinção de autarquias e cargos de alto escalão e redução de 20% no número de cargos comissionados no Executivo. O objetivo é reduzir em R$ 120 milhões os gastos com custeio este ano e chegar e economizar R$ 1,1 bilhão até o fim de 2014. Segundo o governador Antonio Anastasia (PSDB), as medidas são necessárias por causa do "momento de dificuldades financeiras" pelo qual passa o Estado, "à semelhança do Brasil e do mundo".
As principais medidas, que ainda precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa e, nesse caso, passam a valer a partir de 2014, são a redução do número atual de 23 secretarias de Estado para 17. Isso será possível com a fusão das pastas do Trabalho com a de Desenvolvimento Social; de Esportes com a de Turismo e a Extraordinária da Copa do Mundo; da Agricultura com a Extraordinária de Regularização Fundiária; de Desenvolvimento Regional e Política Urbana com a Extraordinária de Gestão Metropolitana; e a transformação da Secretaria Extraordinária de Coordenação de Investimentos Estratégicos em assessoria especial do governador.
Além disso, o projeto que Anastasia pretende enviar na próxima semana ao Legislativo vai prever também a extinção do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel) e da Administração dos Estádios de Minas Gerais (Ademg) e a absorção das funções do Instituto de Terras (Iter) pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e da Fundação Centro Tecnológico de Minas (Cetec-MG) pelo Instituto de Geociências Aplicadas (IGA). Com essas medidas, segundo o governador, serão extintos 52 cargos de alto escalão, como secretários e diretores.
Outras medidas passam a valer a partir desta quinta-feira, 1º, por meio de decreto que será baixado pelo governo. Entre as ações estão a redução de aproximadamente 2 mil cargos comissionados em relação aos 18 mil que existem atualmente. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, afirmou que não serão extintos cargos nas áreas de Educação, Saúde e de recuperação de infratores, que somam cerca de 8 mil postos de confiança. "É um momento de restrição, de crise", ressaltou a secretária.
Os cortes de gastos também incluem a proibição de viagens nacionais e internacionais com exceção das "ações de fiscalização, poder de polícia e viagens de representação feitas por autoridades", o fim da contratação de consultorias, restrição na utilização de veículos oficiais - que serão de "uso exclusivo dos dirigentes máximos" - com a redução de 127 carros na frota oficial, o fim da cessão de funcionários para outros órgãos e até a redução pela metade no limite de uso de celulares corporativos, entre outros.
"Temos uma crise econômica que não permite ao Estado crescer na velocidade que gostaríamos. Não há uma queda nominal da receita. Mas há uma não realização do aumento da receita que esperávamos", justificou Anastasia. De acordo com o governador, as principais perdas são relativas ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica, à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE). Mas o tucano garantiu que os investimentos não serão afetados. "Precisamos fazer um esforço para reduzir as atividades meio em prol das atividades finalísticas", salientou.
Mas uma medida que talvez seria a mais importante seria a extinção da SUAPI e a criação do Departamento Penitenciário ligado diretamente à Polícia Civil seguindo o modelo do Distrito federal, pois seria possível regulamentar a carreira de Agente Penitenciário no que tange tanto a constitucionalidade da carreira quanto a questão do porte de arma, pois os então novos Agentes pertenceriam a Polícia Civil e teriam estatos de policial, mas Parece que nosso governo não se preocupa com este serio problema que assombra os agentes, a falta de uma regulamentação da carreira de Agente Penitenciário gera uma lacuna entre o sistema penitenciário e a Segurança publica pois os seus agentes sequer possuem condições para se defenderem que dirá a população,  em modo geral Minas Gerais   possui grandes atrasos no que se refere a segurança pública , investir só em viaturas não e sinonimo de investimento em segurança a visão deturpada de que colocar 10mil policiais Militares na rua significa gerar segurança e um erro, se o estado não investir na segurança como um todo começando por seus agentes encarregados de gerar segurança em estabelecimentos prisionais e escoltas não teremos o resultados positivos, investir em prevenção não e somente colocar viaturas na rua

32 comentários:

  1. Já existe uma lei federal aprovada neste sentido,vinculando os agentes penitenciário a policia civil,Brasília é o primeiro estado a adota lá,álbuns estados também estão aderindo basta o governador autorizar a por em pratica,melhoraria em muito nossa situação profissional e por outro lado fortaleceria a instituição policia civil que hoje se encontra sucateada e abandonada,nobre Henrique vamos vamos fazer um lobbi pela fusão destes órgãos onde cada um teria suas funçoes bem definidas,agente de policia investigando, agente de policia de custódia dando suporte na custodia e investigação de crimes oriundos de dentro dos presídios ,alem do nosso reconhecimento como profissionais da segurança publica.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AÍ ROBERTO MAURO!!! BOA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Diversos estados brasileiros já possuem agentes penitenciários dentro dos quadros da Polícia Civil e, portanto, com direito a porte de arma mesmo fora de serviço, aposentadoria especial e gratificação por risco de morte.
    Há semelhança com o cargo do policial civil, pois ambos fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Pública e têm funções e atribuições muito próximas. “A incorporação dos agentes penitenciários à Polícia Civil, desta forma, é um mecanismo de ampliar o lastro da presença policial dentro, inclusive, dos estabelecimentos de cumprimento da pena, possibilitando o conhecimento prévio de informações privilegiadas sobre a criminalidade, suas táticas, suas pretensões e atividades, gerando a proatividade e proeficiência das ações policiais.

    ResponderExcluir
  4. Será o avanço do sistema prisional, juntaremos força com a POLÍCIA CIVIL e nosso corpo efetivo será transformado em DEPARTAMENTO PRISIONAL DA POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS. Seremos enfim, subordinado aos DELEGADOS e não a qualquer um...

    ResponderExcluir
  5. agentes penitenciário e policia civil juntos vão ser uma classe mais forte eu aprovo só falta o governador aprovar. pra me os agentes já são policiais civis.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu não sou agente penitenciário mais acho uma boa essa fusão dos agentes penitenciário com a policia civil porque vamos ter mais policiais nas ruas e o sistema prisional mais forte. eu também aprovo essa fusão agentes penitenciário com a policia civil com isso o Brasil vai dar mais um passo para o fortalecimento da segurança publica.

    ResponderExcluir
  7. extinguir a suapi e se incorporasse cargo de ASP aos quadros da PCMG isso seria uma boa ideia vamos lutar para isso sair do sonho e virar realidade vamos lutar gente sai da tocar.

    ResponderExcluir
  8. Passou da hora de virar policia e acabar com a SUAPI, pois essa subsecretaria só veio pra gerar gastos para o governo..
    Eu aprovo Agente Prisional com Policia Civil e logico, com porte livre de arma de fogo e se possivel poder de POLICIA ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente será um retrocesso integrar os quadros da PC, pois temos um plano de carreira que funciona, enquanto as promoções da PC são apenas por merecimento.Vocês tem de lutar para acabar com os contratos e cargos comissionados ocupados por pessoas que não são da carreira.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. porque tem em todas as esquinas meias dúzia de besta q acredita em tudo q os ladrões falammm

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Estou cansado de tanto lero lero e nada de concreto, isso ai só acredito VENDO, estes deputados que ai
    estão, nada fazem pela carreira de Agente Penitenciário. ISSO AI É AREIA

    ResponderExcluir
  11. Vão sonhando!!!!Quer ser polícia? Presta concurso para tal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou agente penitenciário mas já fui policial militar, com certeza vc é algum subalteno de policia. infelizmente a classe que não alcança maiores salários. digo isso pelo seu comentário de subalterno.

      Excluir
    2. sou agente penitenciário mas já fui policial militar, com certeza vc é algum subalteno de policia. infelizmente a classe que não alcança maiores salários. digo isso pelo seu comentário de subalterno.

      Excluir
  12. As pessoas esquecem que nos últimos 10 anos, o que melhorou o sistema prisional em Minas, foi justamente a criação de uma sub-secretaria independente da Polícia Civil e da Militar.
    É preciso efetivar a Polícia Penal, porém independente da combalida Polícia Civil que merece SIM mais investimentos e respeito do governo.
    Unir as duas carreiras é um RETROCESSO gigantesco, só vai sucatear ainda mais a Civil e prejudicar a SUAPI. É só observar a atual estrura de cada uma destas instituições e lembrar como eram as cadeias há 10 anos atrás.
    Procurem saber como anda a Lei Orgânica do Sistema Prisional e descobrirão por que a Civil precisa fazer greve para aprovar algumas de suas justas e necessárias reivindicações.

    A propósito - não fiquem esperando "canetada" do Governador, sempre tem CONCURSO para a Civil, mas tem que estudar!

    Ricardo Aguiar.

    ResponderExcluir
  13. Acho que certos Agentes Efetivos que postam asneiras por aqui deveriam trabalhar no circo ao invés do Sistema Prisional...Palhaçada é pouco perto do que estes idiotas falam. A grande maioria dos Aspens do Estado são contratados e carregam essas Unidades superlotadas nas costas enquanto os bonitões ficam desfilando de viatura pagando de Polícia. Quero ver dar a cara e bater cadeado dentro da cadeia. Ainda vem falar de apoio na hora das votações que só beneficiam aos efetivos. Apoio pra que? Quando acabar o contrato "lero lero" como disse um imbecíl aí, quero mais que eles se explodam pintados de verde e amarelo. Aos Agentes efetivos que não se acham a cereja do bolo como estes aí, mil desculpas. Tenho amigos efetivos e todos sabem que não sou mal educada, mas tem gente que implora pra levar uma pela cara...Gostaria de lembrar que somos contratados por necessidade do Sistema e nos dedicamos para ajudar da melhor maneira possível, e assim que forem criadas vagas em concurso para suprir toda a necessidade do Sistema podemos nos esbarrar. Somos trabalhadores e não " merdas de contratados" como disse o asno. Respeito é bom e todos nós gostamos.

    ResponderExcluir
  14. BOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...DEVERIAM ESTENDER AOS AGENTES DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVOS TAMBÉM , TENDO EM VISTA QUE OS MENORES INFRATORES SÃO MAIS PERIGOSOS QUE OS PRESIDIÁRIOS POR SEREM INCONSEQUENTES E POR TER O ECA ABRANDANDO SUAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE NO MÁXIMO 3 ANOS...MUITOS AGENTES SOCIOEDUCATIVOS SÃO MORTOS ATÉ QUANDO FICAREMOS DESPROTEGIDOS SEM O PORTE DE ARMAS ????????????????????????!!!!!

    ResponderExcluir
  15. CUIDADO COM ESSA VINCULAÇÃO COM A POLICIA CIVIL
    O MELHOR SERIA REIVINDICAR UMA SECRETARIA PROPRIA
    AQUI NO RJ A POLICIA CIVIL GANHA MENOS QUE A SEAP- TEM ESCALA PIOR-PROMOÇÕES DEMORAM MAIS E OUTRAS COISAS RUIS
    ESSES DELEGADOS SO QUE QUEREM SABER DELES E PUNIR OS AGENTES
    NÃO SE DEIXEM LEVAR POR ISLUSÕES
    O QUE DEVE-SE REIVINIC\R É UMA SECRETARIA PROPRIA COMANDADA POR PROPRIOS AGENTES
    FICA AQUIM UM ALERTA

    CUIDADO

    ResponderExcluir
  16. já passou da hora de juntar os ASP a policia civil, ou aprovar a pec 308.

    ResponderExcluir
  17. Ouvi essa semana sobre esse assunto da incorporação do sistema prisional de minas junto a policia civil, gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre isso e se procede.

    ResponderExcluir
  18. Ficar subordinado a "Delegadozinho de Polícia" é um ENORME RETROCESSO, ALÉM DE SER O FIMDA PICADA!!!

    ResponderExcluir
  19. Pois eu espero ansioso por essa mudança e quero ver essa corja de diretores, coordenadores e chefes de equipe cair que nem jaca podre, bando de vagabundos que se acham os donos do sistema e que querem impor o militarismo no sistema. Perseguindo os servidores e assediando moralmente a todos que não puxam seus sacos. Em Unaí estamos sofrendo o pão que o diabo amassou com esses vagabundos.

    ResponderExcluir
  20. já é tarde, essa mudança é pra ontem! Chega de sub-secretaria pra politicos e pra aqueles que só querem mámá... fiz concurso pra funcionario publico de Minas Gerais e sou tratado como um contratado. pressão e ameaças, até mesmo com efetivos, Diretores que são guardas revestgidos de poder dado por essa sub secretaria interesseira e munipuladora. Sistema, que se vale da esploração dos contratos, que no meu ponto de vista, tem que acabar ou jamais teremos autonomia e respeito. POLICIA CIVIL JÀ.

    ResponderExcluir
  21. Sou efetivo e queria registrar aqui nesse blog de respeito, a minha revolta, chega de leis, decretos, resoluções no papel ou cheio de interpletações duvidosas, onde seuo teor final sempre fica a criterio de Diretores que funcionam como contratados para a secretaria. Uma rede de interesses e intweresseiros, vamos apelar ao Governador, para a assembleia, Deputado Cabo Julio! precisamos de nossa carta de alforia. Policia Civil seria uma saida inteligente pra acabar com contratos que nada contra os contratados mais eles impossibilita uma possivel negociação com autonomia respeito diante dos de direito.

    ResponderExcluir
  22. Sou concursado e vejo que a melhor saida e a junçao com a PC, plano de carreira, aposentadoria especial e poder de policia pra elevar nossa moral contra esses vagabundos

    ResponderExcluir
  23. Alguem oq tem de verdade nisso ate agora

    ResponderExcluir
  24. Sou efetivo tambem e Ao meu verAssunção com a polícia civil É o melhor caminhoPara o sistema prisionalO plano de carreira Aposentadoria especial E poder de polícia É tudo que nós agentes penitenciários precisamos.

    ResponderExcluir
  25. SOU AGENTE A MAIS DE 22 ANOS ESTOU NA POLICIA CIVIL A 16 ANOS FOI HUMILHADO POR UM DELEGADO DE POLICIA QUE NEM SE QUER QUIS SABER O MOTIVO FOI PRESO EM FLAGRANTE NO OUTRO DIA E CONDENADO AO MESMO TEMPO SEM PODER EXPLICAR FOI UM ABUSO DE AUTORIDADE FIZERAM A INVESTIGAÇÃO RECAPTURAM OS PRESO FORAGIDOS NADA TINHA CONTRA A MINHA PESSOA POIS OS INDIVÍDUOS FORAGIRAM DEPOIS DO MEU PLANTÃO NÃO OUVE SUBORNO POIS SOU UMA PESSOA INTEGRA NÃO PRECISO DESTE TIPO DE COISAS ESTOU QUASE NO FINAL DE MINHA CARREIRA VAMOS SEMPRE ENCONTRAR MAUS PROFISSIONAIS COMO ESSE POR AI ESTOU DESILUDIDO MUITO TRISTE COM TUDO ISSO ISTO NÃO SÓ ME ABALOU MAS TAMBÉM COMO TODA MINHA FAMÍLIA POR ESSE MOTIVO TEMOS QUE REVER O CONCEITO DE INCORPORAÇÃO DOS AGENTES NA PC PREFIRO QUE CRIEM A POLICIA PENAL COMO NOSSA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO.OBS

    ResponderExcluir