quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Diário Oficial de MG troca Ribeirão das Neves por 'Ribeirão das Trevas'

Erro foi publicado no Jornal Minas Gerais no dia 7 de setembro.
Prefeitura se diz ofendida e repudiou o erro.

Luiza AndradeDo G1 MG

Jornal oficial do Governo de Minas troca nome de município (Foto: Reprodução/Minas Gerais - Diário do Executivo)


Jornal oficial do Governo de Minas troca nome de município (Foto: Reprodução/Minas Gerais - Diário do Executivo)




















O governo de Minas Gerais publicou, no último sábado (7), o nome do município de Ribeirão das Neves como “Ribeirão das Trevas”. O erro pode ser visto na página 22 do Diário do Executivo do estado na edição de 7 de setembro tanto na versão impressa quanto na digital, que pode ser encontrada no portal do governo na internet.
A publicação se refere à nomeação de profissionais da educação para o local de trabalho, em escolas públicas em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O nome errado pode ser visto três vezes, nas designações de servidores para as escolas estaduais São Judas Tadeu e Manoel Martins de Melo. 
Em entrevista ao G1, Etinéia Duarte de Oliveira, diretora da Escola Estadual Manoel Martins de Melo, explica que está surpresa com a notícia. “Não acredito que o governo tenha feito uma coisa dessas. Deve ter sido alguém que mudou”, afirma. A diretora conta que assumiu a direção da escola há cerca de um ano. As crianças são tranquilas e a região não é tão problemática quanto as pessoas tendem a achar”, disse a diretora. “Violência nas escolas há em todo lugar. Isso não justificaria uma referência dessas”, declara. A escola, que tem 1.621 alunos, atende a crianças e jovens, dos seis anos ao Ensino Médio.
Em nota oficial, a Prefeitura de Ribeirão das Neves manifestou seu repúdio e indignação à publicação do Diário Oficial de Minas Gerais, e disse que a publicação se refere à cidade de forma pejorativa. "Não podemos deixar que nossa cidade seja taxada de forma indelicada e desrespeitosa pelo Estado[...]", diz o documento. A prefeitura afirma, ainda, que se compromete a tomar todas as medidas cabíveis para uma retratação.
A assessoria do Governo de Minas Gerais explica que cada secretaria do governo é responsável pela elaboração e publicação de sua seção no Jornal Minas Gerais. Portanto, quem responde pelo erro é a Secretaria de Educação. Em nota oficial à imprensa, a Secretaria de Estado de Educação lamentou profundamente o erro cometido na edição de 7 de setembro e apresentou suas desculpas aos mineiros e, em especial, aos moradores de Ribeirão das Neves. A pasta reitera, ainda, seu respeito pela região e destaca a relevância que o município tem para Minas Gerais. Segundo a assessoria, o órgão está verificando os fatos para detectar a origem do problema e tomar as medidas administrativas cabíveis.
Ribeirão das Neves
Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS-MG), a cidade tem o maior número de presídios em Minas Gerais, com seis unidades prisionais e 5.911 presos. A população total do município, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 296.317. Dessa forma, o número de pessoas que mora na prisão equivale a 1,99% da população do município. O informativo de criminalidade de Minas Gerais de 2012, desenvolvido pela secretaria, indica que a taxa de homicídios em 2012 foi de 32,9 para grupos de cem mil habitantes. O número é pouco maior que o índice da capital mineira. No mesmo ano, Belo Horizonte teve uma taxa de 31,4 para cada 100 mil habitantes.
FONTE: G1

2 comentários: