evento

evento

grupos do facebook

ASP EM UBERABA

Márcio Santiago

Márcio Santiago

celp clube

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Exortação sobre o uso correto do uniforme dos ASP's de Minas Gerais


Com a aprovação do porte de armas aos Agentes Penitenciários de Minas Gerais e com a luta de valorização da categoria, todos servidores têm que se conscientizar sobre uso dos uniformes de nossa categoria, conforme está previsto na Resolução Nº1350/12 da SEDS-MG.


Pontos tocantes:

§7º – É vedada a fabricação e comercialização dos uniformes entre servidores desta Secretaria. 
§8º - É obrigatório o uso da tarjeta de identificação, que deverá ser afixada do lado direito do peito e deverá conter apenas o nome do servidor e o tipo sanguíneo, devendo ser utilizada na gandola, colete e agasalho
§ 1º - Caso o agente de segurança penitenciário não cumpra a legislação vigente quanto ao uso do uniforme, cabe ao Diretor da Unidade Prisional notificá-lo sobre o uso correto e posteriormente encaminhar procedimento preliminar à Corregedoria desta Secretaria. § 2º - A omissão do Diretor quanto ao não uso ou uso incorreto do uniforme pelos seus subordinados, sujeitará às sanções administrativas cabíveis. 
III - Os agentes de segurança penitenciários do sexo masculino deverão manter o cabelo cortado no padrão (social baixo e com o pé do cabelo feito) sendo vedado à utilização dos cortes tipo moicano, surfista ou com topete e barba, bigode, costeletas, cavanhaque devidamente raspados. 
XI – Deverão ser utilizadas presilhas em nylon preta para fixação do cinturão tático ao cinto. XII – A gandola deverá ser fechada até a altura do pescoço. XIII – A utilização de óculos de sol é permitida em locais abertos e em cores discretas. XIV – Será admitida o uso da gandola dobrada no seguinte padrão: 02 (dois) dedos acima do cotovelo com dobra de 04 (quatro) dedos. XV – O agasalho deverá ser utilizado debaixo do colete. Parágrafo único - Fica vedado o uso incompleto do uniforme em quaisquer situações. 
Art. 7º – A aquisição de uniforme deverá ocorrer somente junto aos estabelecimentos credenciados.
§2º – A direção da Unidade que receber as cópias das notas fiscais ou faturas referentes à aquisição de uniformes deve arquivar na pasta funcional do servidor na Unidade de exercício, para fins de registro e controle junto aos órgãos fiscalizadores. A Unidade de exercício do servidor deverá encaminhar mapa de controle anualmente à SUAPI contendo nome, MASP, data da aquisição, nº de nota fiscal e descrição das peças adquiridas. 
ANEXO XII 1. OBJETO: BONE REGULAVEL PARA AGENTE DE SEGURANCA PENITENCIARIO LOTADO NO COMANDO DE OPERACOES PENITENCIARIAS ESPECIAIS, EXERCENDO FUNCOES EM GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS 5. Logomarca: BORDADO NA PARTE FRONTAL EM BAIXA LUMINOSIDADE A SIGLA – COPE, COM APROXIMADAMENTE 2,3 cm ALTURA POR 10,0 cm DE COMPRIMENTO, LETRA ARIAL. 
ANEXO XXXIII 1 OBJETO: BOINA PARA USO DOS GRUPAMENTOS ESPECIAIS - COPE, GIT, GETAP E CANIL 2 CARACTERÍSTICAS GERAIS 2.1 Ser confeccionado em tecido lã impermeável, na cor preta...


RESOLUÇÃO COMPLETA NO LINK ABAIXO:
https://www.seds.mg.gov.br/images/seds_docs/suapi/resolucao%201350.pdf 


MATÉRIA SUGERIDA PELO SEGUIDOR E ASP SERGIO VITORINO (FRANCISCO SÁ)

Blog do Fabão

22 comentários:

  1. Boiana e de uso militar,isso eu não uso mesmo,acho ridiculo agente de boiana chega a ser atè engraçado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o que é BOIANA????????
      eu já ouvi falar de Boina

      Excluir
    2. VC TA É BOIANDO ,KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Esse uniforme ridiculariza, pois não somos militar pra usa boina, sendo o uso de artigos militar crime, temos que nossa própria identificação como os outros estado nada de militarizar, a pm em outros estado estão desmilitarização e nós Agente querendo militarizar,camuflado verde no canil kkkkkkkk cara nada haver, luto pelo uniforme padrão, mas sem ridicularização quem quer usar uniforme militar tá no lugar errado!!!!!! Agente 1 C Lotado em Unaí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho ridículo, é preciso desmilitarizar o sistema, mas para isso é preciso ter um sindicato forte, que defenda a categoria, já passou da hora da categoria exigir do governo a retirada dos militares dos cargos de direção, esses cargos devem ser de agentes efetivos, esse militarismo não ajuda em nada o sistema só atrapalha e desvaloriza mais ainda a categoria, é bom lembrar sobre as perseguições que sofrem muitos agentes por parte desses militares!

      Excluir
    2. Vale lembrar ainda que um agente penitenciário é um cargo da segurança pública e de acordo com o MJ pertence a policia civil:

      Órgãos de Segurança

      pixel
      pixel
      Segurança Pública » Órgãos de Segurança » Órgãos Policiais » Polícia Civil » Cargos e atribuições
      pixel
      pixel

      pixel
      pixel

      Cargos e atribuições

      Delegado de Polícia: Supervisão, planejamento, coordenação e controle relacionados à atividadede policial.

      Perito Médico-Legista: Necropsia, exame clínico, de laboratório, radiológico e em instrumentos utilizados na prática de infrações.

      Perito Criminal: Perícia criminal em locais de crimes ou desastres, objetos, veículos, documentos, moedas, mercadorias, produtos químicos, tóxicos, exames balísticos, instrumentos utilizados na prática de infrações, exames de DNA, bem como a realização de todas as investigações necessárias à complementação dessas perícias, para fins jurídicos-legais.

      Perito Papiloscopista: Identificação civil, de doentes mentais, acidentados, pesquisa de identificação civil, pesquisa de identificação criminal, retrato falado, perícia necropapiloscópica, perícias de fragmentos em local de crime, engenharia de softwares na área de papiloscopia, controle de acesso em estalelecimentos prisionais, etc.

      Agente de Polícia: A atividade de nível superior envolvendo a execução da segurança de autoridades, de bens, de serviços, ou áreas de interesse da segurança pública e outras atividades especiais de natureza sigilosa. São também atribuições do Agente de Polícia as atuações envolvendo a execução de operações policiais com vistas à apuração de atos e fatos que caracterizem infrações penais.

      Escrivão de Polícia: Atividade de nível superior, envolvendo supervisão e fiscalização do cumprimento das formalidades necessárias aos inquéritos policiais e demais serviços cartorários.

      Agente Penitenciário: Vigiar os detentos e reclusos, observando e fiscalizando o seu comportamento para prevenir quaisquer alterações da ordem interna e impedir eventuais fugas. Efetuar rondas periódicas de acordo com as escalas preestabelecidas. Conduzir e escoltar detentos e reclusos quando encaminhados à Justiça, Instituto Médico Legal, Hospitais, Delegacias e outros estabelecimentos. Proceder à contagem dos Internos em suas celas. Executar outras tarefas correlatas.
      Fonte: http://portal.mj.gov.br/main.asp?View=%7B1BFF9F1B-2ECD-4A25-9976-661FB5A66624%7D&Team=&params=itemID=%7B31F15B27-7561-45E8-8A93-FFBAA4E579AD%7D;&UIPartUID=%7B2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26%7D

      Excluir
    3. Amigos não me levem a mal trabalhei na época em que a pc estava dentro dos presídios e vou te falar era uma JEGUERA SO TODO MUNDO USAVA CAMISA DE DELEGACIAS ( DEOESP,FURTOS E ETC...) Concordo com a desmilitarização das polícias que só atende a quem esta na chefia que nao gosta de ser questionada,mas disciplinamente esse militarismo dito foi o que firmou as pernas do sistema! E preciso sim ter um padrão mas sem exageros e tbm nos agentes nos valorizarmos como agentes da lei que somos para depois pensarmos em ter a nossa identidade pq so percebemos o valor das outras instituições e nunca a nossa! E isso ai.
      .

      Excluir
    4. sem duvida precisamos de uma identidade que pode vim pelo uso de uniformes, insignias ou outros meios que possam identificar a classe de agentes penitenciarios;porem precisamos mesmo é lutar por salarios mais dignos.

      Excluir
  3. Por que o milico que tá na direção não desce e vem bater cadeado com o nome dele à mostra pro preso ?

    Outro detalhe : meu bigode e meu cavanhaque não abro mão de forma alguma .

    Sou regido pelo estatuto dos servidores civis de minas.

    Fala pra esse milico ganhar os R$ 30.000 dele quieto sem incomodar-nos

    ResponderExcluir
  4. Já postei em assuntos anteriores aqui, minha modesta opinião sobre a indumentária dos ASP's de Minas Gerais.
    Acho que o Agente Penitenciário do trânsito deveria trabalhar com calça jeans padrão, camisa azul marinho com bandeiras de MG E Brasil nas mangas, logo do Sistema Prisional no lado esquerdo do peito e inscrição nas costas "Secretaria de Estado de Defesa Social", com calçado preto .(sapato ou tênis), e o boné padrão facultativo. Sem cinto de guarnição.
    A Escolta poderia utilizar o fardamento camuflado cinza utilizado pelo pessoal do COPE.
    O GIR, que seriam acionados apenas em casos extremos, poderia usar o bom e velho preto básico.
    O Canil, como tem que lidar com cães e, por este motivo, se sujam, poderia utilizar o mesmo fardamento da Escolta.
    Creio que isto acabaria com este carnaval de uniformes implantado dentro da SUAPI que, muito embora fora criado com o objetivo de nos "dar uma identidade", não passa de ridículo aos olhos dos outros.
    Quanto à boina, também sou radicalmente contra. Deixa isso para os militares. Quer cobertura, deixa o boné, facultativo, é claro. Com ou sem cobertura, não ficaremos desuniformizados. Esta é minha opinião e quem gostou, dá um joinha aí.
    Abraços fraternos.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9 de janeiro de 2014 10:09 Gostei!! Boa!!

      Excluir
  5. Muito militares frustados nos sistema q acham lindo usar boina, coisa q só ridiculariza com os agentes e servindo de chacota, vamos fazer uma manifestação, pois depender de sindicato vamos ser ridicularizados por muito tempo. Camiseta basica ou gola polo com brasão no peito e escolta camuflado urbano e COPE todo preto........vamos companheiros atrás de mudanças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cabeça vai estudar,o sistema não precisa mais de pessoas desmotivadas;tenha dó irmão

      Excluir
  6. Concordo com você Anônimo, só para acrescentar, creio que esta mais do que na hora de elegermos um representante estadual ou quem sabe até um federal pra nós defendermos e vejo que o colega Henrique Corleone será a melhor alternativa pra representar a categoria, temos que ter um representante para cobrar do Governo mudanças dentro do sistema prisional e acabar com essas e muitas outras coisas absurdas que acontecem, infelizmente o sindicato não tá nem ai e o que parece joga do lado do governo não buscando mudanças, é preciso nos reunirmos com o Henrique Corleone e debatermos as propostas que venham a defender a categoria , devemos elege-lo para que ele junto com uma comissão de asp apresentem e exijam do governo as mudanças necessárias, o que não pode é ficar do jeito que estar! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal! pelo menos vocês tem um uniforme decente(muito militarizado,eu sei)mas aqui em SP,temos camisa polo preta de péssima qualidade,que se lavada e seca ao sol,logo fica cinza e calça jeans de horrível qualidade ,que não dá nem pra trabalhar de pedreiro!!SP,descaso total com o guarda!Só o pessoal de escolta tem um fardamento decente!!Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. PESSOAL, O UNIFORME DIFERENCIA, IDENTIFICA, ORGANIZA AS COISAS .... NÃO É POSSÍVEL QUE VC'S NÃO ENXERGUEM ISSO, NÓ LUTAMOS PELA UNIFORMIZAÇÃO, ISSO É UM FATO, ÉRAMOS RIDÍCULOS QUANDO ÍAMOS DE CALÇA JEANS E CHINELO TRABALHAR, POXA PESSOAL, A PM PEGA NO NOSSO PÉ, PQ SOMOS RECLAMÕES, TUDO QUE CONQUISTAMOS, PASSAMOS A RECLAMAR, NOSSO UNIFORME É LINDO E INVEJADO POR MUITOS, EM TODOS, DIGO TODOS, PAÍSES DO MUNDO, OS GUARDAS PRISIONAIS USAM UNIFORMES, E PRA QUEM ACHA EXAGERADOS SIM, PQ O UNIFORME INTIMIDA E NOS DÁ UMA IDENTIDADE .... POXA, ESPERO QUE A MINORIA PENSE COMO OS COLEGAS QUE COMENTARAM ANTERIORMENTE ...... É UMA TRISTEZA O CARA DIZER PRA GENTE USAR CALÇA JEANS E CAMISETA ??? ME AJUDAAA POHH QUEM ANDA PRA TRÁZ É CARANGUEJO ..... AFFSS, VAMOS FALAR DE SALÁRIOS .... CURSOS.... COISAS BACANAS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, quando utilizávamos o uniforme preto, acredito que sim, nossa ostensividade era intimidadora, porém, quando uma certa Sra começou a ditar moda dentro da SUAPI criando um sem número de fardamentos, isto certamente não nos favoreceu em nada, explico porque:
      1) Para se ter identidade, não é necessário "roupa" e sim, uma classe unida que tenha o respeito do Estado e amparo legal para o desempenho de suas atividades;
      2) Afirmar que nosso fardamento é invejado em todos os países do mundo é , no mínimo, forçar a barra;
      3) Realmente se vc trabalhou em Unidade onde o sujeito ia de calça jeans e "chinelos", era mesmo ridículo, mas creio que aí faltou uma Direção séria, que faz as coisas funcionarem. Particularmente, cheguei a trabalhar de calça jeans e camisa preta e, assim como os parceiros que tinha, todos executávamos um excelente trabalho e não nos sentíamos ridicularizados, muito pelo contrário, éramos reconhecidos e respeitados por onde passávamos;
      4) Infelizmente, sabemos que há um racha dentro de nossa Instituição; EFETIVOS E CONTRATADOS. Enquanto não houver RESPEITO entre nós mesmos, como cobrar respeito dos que estão de fora?
      5) Fui militar por 4 anos e, quando vejo um ASP sem gandola na rua, muitas vezes depois do trabalho, com cinto de guarnição pendurado no pescoço,( e isso é muito comum em toda MG), vejo que ainda falta uma coisa chamada DISCIPLINA CONSCIENTE para se fardar nossos Agentes;
      6) Não sou contra a farda, sou apenas contra o excesso. Pra quê tantas fardas diferentes? O exemplo que postei em 9 janeiro as 10:09, não torna o ASP um "ridículo", nem assinala um retrocesso, inversamente a isso, vejo como benefício para a própria classe, que não precisará gastar para a aquisição de um material com qualidade duvidosa. Ou estou errado?

      FINALIZANDO, GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE O QUE IRÁ NOS DAR UMA IDENTIDADE, É UMA UNIÃO VERDADEIRA, COM OBJETIVOS COMUNS. DE NADA ADIANTA DISCUTIR SE TÁ MELHOR A BOINA OU O BONÉ, SE NA HORA DO PEGA PRA CAPÁ, É EFETIVO QUERENDO MATAR O CONTRATADO E VICE VERSA.
      É CHEGADA HORA DE REFLETIRMOS O QUE QUEREMOS PARA NOSSA INSTITUIÇÃO, NÃO PARA NÓS.
      Fico vendo o pessoal louco por porte de arma, por farda bonita, por melhores equipamentos, não que não importe, mas precisamos enxergar mais longe. Precisamos lutar por uma aposentadoria aos 25 anos de serviço, pela melhoria deste Plano de Saúde que é precário demais em certas cidades, pela nossa inclusão no ART144 da CF. Sinceramente NÃO acho que calça jeans nos fará andar para trás. O QUE NOS ALAVANCA para trás, é pensar pequeno.... porque não me importa farda, o que me importa é melhorias que contemplem a todos indistintamente. Melhorias na carreira, não no visual...
      Abraços fraternos.

      Excluir
    2. vcs são ridículos reclama demais , sai do serviço e vai trabalhar no açougue ou supermercado pra ganhar um salario e deixa para quem gosta e que tem sangue no olho . Vcs entram no sistema que a cada da ta melhorando e que foi criado a quase 8 anos .

      Excluir
    3. concordo contigo guerreiro,muitos que manifestarar contrario ao seu comentario, provavelmente gostariam de trabalhar de vestido longo cor de rosa de bolinhas;e salto alto pra mostrar pra os presos algo de interece.palhaçada

      Excluir
  9. O Uniforme Ficou bom, só o que não colou foi essa boina.

    ResponderExcluir
  10. Negócio de marcha, ordem unida, isso é coisa de militar. O Camuflado é bonito é bom ter uma padronização para diferenciar os grupos. Só que essa boina não ficou legal.

    ResponderExcluir
  11. Vamos usar um pouco do nosso encéfalo! Que a "farda" denota respeito, isso é fato! Não tem discussão! Se usarmos calça jeans, seremos sim agentes, ou melhor "agente da passiva" como no velho e bom português. Seremos minúsculos! É bem capaz dos familiares dos detentos tamparem ovos em nós! Acordem guerreiros! Estão de olho na nossa farda camuflada, estão de olho mesmo! Estão de olho na nossa farda "digitalizada americana"! Aprendi no curso de formação: somos "Agentes Combatentes", bem entoado em nossas canções! Além de tudo isso, o ambiente prisional é totalmente isalubre, até mais do que um hospital. Diante disso, precisamos de fardas resistentes, para nossa própria segurança e saúde! Agora, caros amigos, vou além; quanto mais nos aproximarmos dos policiais militares, mais respeitos teremos e melhores salários também! Isso é certo, isso é a realidade, se hipocrisias, não tenham dúvidas! Abraços à todos! Juntos somos imbatíveis!

    ResponderExcluir