quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Holanda quer que reclusos paguem diária na cadeia

Projeto de Lei obriga o preso a assumir o custo dos seus atos e a poupar ao Estado 65 milhões de euros

Por: tvi / CM    |   2014-01-22 12:26
 
O Governo holandês quer que os reclusos paguem diária na cadeia, concretamente 16 euros.

O projeto de Lei, que já está implementado na Dinamarca e na Alemanha, tem na prática dois objetivos: obrigar o recluso a assumir o custo dos seus atos e poupar (concretamente, 65 milhões de euros).

A Procuradoria-Geral da República, entre outros órgãos, vai agora analisar a proposta que chegará ao Parlamento ainda este ano.

Esta diária deverá também ser paga pelos presos em hospitais psiquiátricos e pelos pais dos menores internados em centros de reinserção.

«Queremos que o recluso perceba que faz parte da sociedade e que, se comete um delito, tem a obrigação de contribuir para a despesa que causa. Não se trata de uma questão económica e sim de cidadania», argumentou o porta-voz do Ministério da Justiça, Johan van Opstel.

A Holanda tem, atualmente, espaço para 12.000 reclusos, que passam em média três meses na prisão. Cada cela, para um máximo de duas pessoas e seis em edifícios mais antigos, custa 200 euros por dia.

«A dívida tem de ser paga. Se o recluso tiver dinheiro começa a pagar assim que entra na prisão. Caso contrário, terá mais tempo para pagá-la. E para não prejudicar a reinserção social, os pagamentos podem ser feitos a prazo», explicou ainda o responsável holandês.
 
 
 
Enviado por José Fábio - Diretor Albergue

Um comentário:

  1. Isso se chama......PRIMEIROOOOOOOOOOOO MUNDOOOOOOOOOOOOOOOOO....

    ResponderExcluir