sábado, 19 de julho de 2014

SOBRE O CONCURSO PÚBLICO

Este é um relato de uma candidata do concurso de agente penitenciário 2012, o meu nome é Mayana Moreno, assim como todos os demais eu me senti lisonjeada ao passar em um concurso. As etapas estavam acontecendo como o previsto, no mês de junho de 2013 já estava na 4° etapa, a de idoneidade e me sentir muito feliz. Porém o que ocorreu um tremendo desgaste emocional. Esperamos por exatos 5 meses para o resultado da idoneidade e passamos para a fase dos exames. Eu precisei me mudar para Belo Horizonte para participar do curso de formação. Tive que abrir mão da minha casa própria (a qual eu demorei 4 anos para conseguir), deixei a minha família, tranquei faculdade, deixei emprego de 6 anos acreditando que valeria mais a pena ser concursada, pura ilusão... Durante a etapa do curso de formação tinham colegas dormindo na rua e passando fome, e isso é a realidade de muitos hoje. Desde Maio continuo em Belo Horizonte e me sinto lesada por esse sindicato e pela secretária O meu seguro desemprego acabou, estou trabalhando em um Shopping 44 horas semanais para tentar pagar o meu aluguel. Agora eu gostaria de saber onde foi parar os princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana? Porque nós formos lesados de todas as formas. Esperamos pelo cronograma e nos sai um relato com uma quantidade de menos de 10 por cento do total das vagas? Eu entrei para o sistema acreditando que poderia ser melhor, mas depois de tanta rasteira eu não acredito mais em sindicato algum. Espero que um dia ocorra mudança, mas enquanto isso não vem precisamos ter uma atitude e irmos para a rua no dia 29, e mudarmos essa triste realidade do sistema prisional, onde somos tratados como uma categoria a baixo das demais. Me desculpem pelo relato emocional mas eu represento o número de 6 mil candidatos que se encontram na mesma situação.

23 comentários:

  1. É triste nossa realidade,tb pedi demissão de um emprego de 7 anos para o curso de formação.Já estão é nos fazendo de otários.

    ResponderExcluir
  2. Devemos iniciar uma campanha para aprovação da aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para agente penitenciário de todo o Brasil.
    http://www.agentepenitenciarioba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que vergonha dessa secretaria de lixo, lixo daquele que nem pode ser reciclado. Sindicato? Hahaha,me engana não. Parceiros do governo. Dia 29, todos na rua por nossa posse já !

    ResponderExcluir
  4. Antes de prestar concurso para agente eu aconselho pesquisar sobre os concursos anteriores, pois todos demoraram. Então não deixem tudo para ser funcionário público estatizado, continuem nos seus empregados... Choram demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amigo deve esta desenformado nao sabe que para fazer o curso de formação precisamos ficar 45 dias fora de casa. me responde ai que patrão aceita o funcionario 45 dias fora do emprego

      Excluir
    2. Povo reclamão... o Estado não mandou que abandonassem as suas vidas, seus empregos, suas famílias. Fizeram isso por opção. Concurso eh expectativa de direito, e não direito líquido e certo. Todos os tribunais já solidificaram essa decisão.
      Se seu patrão não deixa você ficar fora do emprego por 45 dias, faça concurso para asssistente ou analista, pois não tem CFTP... mas se subm,eta a ganhar 1.800 reais. Quer ganhar 4.100 reais mais benefícios, sem ter que ralar ou sofrer??? Hahaha. Impossível companheiro.
      Concurso para a área de segurança costuma demorar dois anos para nomear, no limite do prazo legal.

      Excluir
    3. Está precisando estudar mais colega!!! Pesquisa rápida no Âmbito Jurídico.com.br encontra-se a seguinte informação:Segundo o novo entendimento jurisprudencial, a Administração Pública se obriga a nomear os aprovados em concurso público, dentro do limite de vagas previsto no edital, no prazo de validade do certame, contrariando o entendimento anterior de que haveria tão-somente expectativa de direito quanto à nomeação. E isso pq eu nem sou estudante de Direito hein... apenas pesquiso antes de publicar algo... Vc deveria fazer o mesmo. Eu não sou candidata ao cargo de Agente Penitenciário mas me sensibilizo com a situação de vocês. Força!!!!

      Excluir
  5. Gente,o candidato precisa começar a ler editais pra que não sofram sem necessidade.
    O governo,a realizadora do concurso nada tem a ver com isso. Vcs ainda não são servidores públicos e sim candidatos a uma nomeção.Portanto se acalmem,tenham fé e acreditem em vcs mesmo!!
    Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  6. O problema não está na alta de informação e sim no descaso da seds

    ResponderExcluir
  7. choraram tanto que agora não vão nomear ninguém, ficará para a partir do ano que vem... Bem lembrado, não são funcionários públicos, apenas candidato e a nomeação tá no prazo.. São dois anos depois da homologação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chora de inveja, em vez de estudar para passar em concurso, fica falando asneira. Com esse pensamento não passará nenhum concurso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Haja paciência.
    Tudo eh culpa do Estado, da SEDS, do Rômulo, do Murilo, etc...
    A CULPA EH SUA CANDIDATO, EXCLUSIVAMENTE SUA E DE MAIS NINGUÉM!
    Programe-se de arrumar emprego após o CFTP, e não encha o saco!
    O prazo é de dois anos para nomear.
    DERAM MUITA MUITA MUITA SORTE QUE JÁ HOMOLOGOU.

    ResponderExcluir
  9. Ah tá!!!"...Não são funcionários públicos..."E os contratados são oque???Os contratados são considerados funcionários públicos,apenas para fins de punições,ou seja,só quando a "naba vai entrar no rabo",fora isto,são só tapas buracos!!!Esses aí,em cima,que postaram coisas não se sensibilizando com a situação dos que estão desempregados esperando a posse,pode ter certeza que são contratados com receio de perderem os R$4.098,ano que vem.

    ResponderExcluir
  10. Vcs dois anonimos são grandes ota...
    So podem ser do sindicato ou do próprio governo.
    Ta certo que concurso público tem seus percaussos, mas nenhum como este!!!
    Façam me o favor, se não vão somar com nós!! Sumão se isolem, fiquem transparentes igual ah uns efetivos lixos que tem no sistema!!

    ResponderExcluir
  11. Aluno 9 Risp: sei bem como é isso tô cansado de promessas e de gente que JÁ FOI do sistema e fica aí com bunda o dia todo numa cadeira, tem cargos em secretarias e ainda tem coragem de falar pra termos calma porque na época deles era mais difícil. Bando de urubus interesseiros. Vamos pra rua mesmo ninguém vai escutar nossa voz dentro de casa, eles não dão atenção pra quem se omite, nós temos uma grande arma: é ano eleitoral. Vamos colocar pra f**** mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Antes de publicar algo, tente se informar mais colega... Gostaria de saber a fonte da informação em relação a nomeação a partir do ano que vem????? Talvez vc esteja se referindo ao ano eleitoral... mas para sua informação: concursos HOMOLOGADOS até 3 meses antes do pleito não impede nomeação, nem posse... a qual pode ocorrer até mesmo nos períodos da eleição. E em relação aos candidatos ao cargo de Agente de Segurança Penitenciário lutem sim pelos seus ideais e direitos... ninguém aqui é moleque não!!!! E esse pessoal que fica postando coisas sem fundamento e sem nexo, vai estudar pra tentar ao menos publicar algo coerente!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiguinho, para nomear será preciso demitir os contratados, e por causa da eleição não é autorizado demissões.. Então pela lógica só ano que vem será possível chamar esse grande número de concursados..

      Excluir
  13. Que sindicato podre, quer dizer que o Estado não pediu para largarmos os nossos empregos? Deixa de ser ridículo, não estamos pedindo favor de ninguém, só queremos a nossa posse já que isso é obrigação do Estado. E esses comentários sem sensibilidade só desejo a todos que nunca passem por esse tipo de dificuldade porque pimenta no r... dos outros é refresco

    ResponderExcluir
  14. Temos que tirar aquela DESGRAÇA do Murilo lá da secretaria ,seja por qual meio for.Aquele estrume não faz parte da segurança pública (ele é MGS,Isto mesmo gente,MGS,é o que aquela ameba comissionada é!!!),ele está impondo essa escala desgastantes sobre nós,enquanto o dele,ele o garante no ar condicionado do gabinete lá na secretaria.Pessoal que está entrando agora para o sistema,vocês já irão entrar sofrendo com os mandos e desmandos de "Marajás calças curtas" no aquário de peixes podres que é a secretaria,parasitas que nunca souberam como é sofrida a vida dos verdadeiros trabalhadores nas gaiolas,pavilhões e carceragens do sistema de MG.

    ResponderExcluir
  15. paSSEM NA PM QUE ACABA SEUS PROBLEMAS

    ResponderExcluir
  16. De preferência em são paulo, seus problemas irão acabar rápido rápido.

    ResponderExcluir
  17. É cada comentário, vem falar que para dar posse terá que mandar muitos contratados embora, faça-me o favor, o sistema está com grande deficit de agentes, e se for analisar uma grande parte dos aprovados já são do sistema.

    ResponderExcluir