sexta-feira, 19 de junho de 2015

Será publicado no Diário Oficial do próximo sábado, 20.06, a convocação de candidatos aptos para a 4ª etapa dos concursos públicos para a contratação de 4.373 agentes penitenciários e socioeducativos, por meio dos editais SEDS/SEPLAG 08/2013 e 09/2013. 
Até a próxima quinta (25) serão divulgadas a escala de data, horário e local para a entrega de documentos necessários para a investigação social. Também serão publicadas as instruções para o preenchimento do Boletim de Investigação Social (BIS) no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br). O regulamento desta quarta etapa também ficará disponível no site do IBFC.
A retomada dos concursos públicos para agentes penitenciários e socioeducativos, iniciados em 2013, é uma conquista da nova gestão da Secretaria de Estado de Defesa Social. Os certames estavam paralisados desde dezembro do ano passado, quando o Governo anterior contingenciou recursos, impossibilitando o andamento dos processos.
O projeto de Lei Orçamentária Anual de 2015 também foi enviado à Assembleia Legislativa pelo Governo passado sem verba prevista para a realização das etapas faltantes. Num esforço do secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, foi o assegurado o valor de R$ 1,4 milhão que garante a realização da 4ª etapa. A investigação social será realizada pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol).
40% dos aprovados convocados em 4 meses
Somente neste ano, 2.430 candidatos de outros concursos iniciados e não finalizados pelo Governo anterior já foram convocados pela atual gestão da Defesa Social. O concurso para a contratação de agentes penitenciários, por exemplo, iniciado ainda em 2012, foi finalizado completamente pelo governo atual. Desse certame, 2.123 convocações foram feitas entre janeiro e abril de 2015, ou seja, quase 40% do total de aprovados em apenas quatro meses. Todas essas ações demonstram a preocupação do governo atual em resolver o passivo dos concursos lançados pelo governo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário