sábado, 9 de janeiro de 2016

SOMOS BONS NO QUE FAZEMOS


Unidades prisionais têm índice zero de insegurança no período de festas


As 147 unidades da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) passaram o período de Natal e Ano Novo sem nenhuma ocorrência de fuga, motim ou rebelião. Não foram registrados nem mesmo casos de eventos de indisciplina localizados, que não chegam a prejudicar a rotina geral da unidade. É a primeira vez que isso ocorre desde 2009. O resultado ganha ainda mais relevância se for considerado que a população carcerária sob a responsabilidade da Suapi atingiu no fim de 2015 cerca de 58 mil presos, aproximadamente 22 mil a mais do que os 36 mil detentos de seis anos atrás.

Esse grau de tranquilidade foi traçado como meta pela área de segurança interna da Suapi no fim do mês de novembro. Para isso, uma rede inédita de alerta e resposta foi montada para atuar no período de festas em todas as regiões do Estado dotadas de unidades prisionais.

A rede foi dotada de dois eixos básicos: uma patrulha 24 horas de agentes para visitas, orientação e fiscalização de procedimentos padrões de segurança e uma central de comunicação conectada também 24 horas às unidades prisionais e aos patrulheiros. A divisão das equipes foi feita com base no geoprocessamento de ocorrências de ameaça à segurança interna registradas ao longo do ano, com informação de local, horário, dia do mês e da semana.

Em virtude dos bons resultados, a experiência do fim de 2015 será replicada pela Suapi/Seds em outros períodos considerados críticos para a manutenção da segurança no ambiente prisional.

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário