quinta-feira, 23 de março de 2017

Jovens que cumprem medida socioeducativa participam de formatura de qualificação profissional






Capacitar os jovens e mostrar a eles um novo caminho. Essa é a ideia dos cursos de profissionalização que são ofertados aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado. Na quarta-feira, 22.03, 18 adolescentes que cumprem medida de semiliberdade participaram da formatura dos Cursos de Formação Básica para o Trabalho com foco na área de alimentação. Os cursos foram realizados graças a uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), com o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania (Ijuci) e a Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec).

Durante os meses de janeiro e fevereiro, os 18 jovens participaram das aulas na sede da Asmec e, além dos conhecimentos específicos da área de formação (alimentação/culinária), também receberam noções básicas de empreendedorismo, comportamento e relações humanas.

*João da Silva, 17 anos, cumpre medida há seis meses e já fez, pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, curso de informática, administração e cabeleireiro além deste de culinária. Ele ressaltou a importância de aproveitar as oportunidades de qualificação para ampliar as chances no mercado de trabalho. "Os cursos que a gente tem acesso são muito bons para nossa vida profissional. Eu me vejo muito mais preparado para arrumar um emprego ou ter meu próprio negócio quando deixar a unidade, mesmo que um negócio pequeno", afirmou o jovem. 

Já a Superintendente de Atendimento ao Adolescente da Suase, Giselle Ciryllo, destaca a importância de capacitações como esta para o rompimento da trajetória infracional dos adolescentes, assim como dos momentos de celebrações de projetos, como a formatura realizada na quarta. “Com isso, reforçamos o valor da educação para a vida e reconhecemos o empenho dos adolescentes durante a formação”.

Após a cerimônia de entrega dos certificados para os “formandos”, foi oferecido um coquetel com alimentos e bebidas preparados pelos próprios jovens - resultado de todo o aprendizado no curso.

Parceria
Atuando na qualificação profissional de grupos vulneráveis e na inclusão dos mesmos no mercado de trabalho desde 2002, a Asmec oferta vários cursos de capacitação. Em seu discurso durante a formatura, a presidente da Asmec e diretora dos cursos de qualificação com foco em alimentação, Andrea Patrícia Ferreira, salientou que descobrir potenciais e competência para elevar a qualidade de vida desses jovens é a missão do seu trabalho. “Temos como dever semear conhecimentos, visando um ser humano melhor, útil e produtivo para nossa sociedade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Segurança Pública
  (31) 3915-5552/5544/5554

Nenhum comentário:

Postar um comentário